terça-feira, 12 de outubro de 2010

Combatendo o evangelho egocêntrico (1/2)
Na carta aos romanos, está escrito: “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12.2).

Em outras palavras, o apóstolo Paulo estava querendo dizer: “Não sigam as regras deste mundo, não ajam de acordo com os ditames desta sociedade corrupta, sejam agentes modificadores dela. Sejam influenciadores e não influenciados!”

Há algum tempo ouvi uma história. Talvez uma daquelas histórias que nos fazem refletir sobre nossas atitudes. Vou compartilhá-la com você.

Todas as noites, uma criança orava fazendo a Deus o seguinte pedido:
“Deus, desejo que você transforme o mundo”. Os olhos do pequeno menino não aguentavam mais contemplar tanta violência, miséria e medo. Seu coração clamava por mudanças.

O mesmo pedido continuou a ser feito durante muitos anos. À medida que a criança crescia, o pedido mudava. O garoto percebeu que mudar o mundo era muito complicado. Talvez Deus estivesse ocupado com coisas mais importantes, pensou ele. Então, passou a limitar seu pedido:
”Deus, desejo que você transforme meu país”.

Os anos se passaram, e o menino, agora mais velho e desiludido, pedia:
"Deus, desejo que você transforme minha cidade”. O pedido foi se tornando cada vez mais específico: “...meu bairro, minha rua, minha casa”. Depois de muitos anos, o pequeno garoto tornara-se um homem velho e cansado, porém seu coração ainda estava esperançoso. Vendo, porém, que nada havia mudado, ele fez uma última oração: “Deus, desejo que você transforme primeiramente a mim!”

Essa pequena história ilustra de modo prático o que Paulo disse aos romanos.
Não adianta mudar o mundo. É preciso mudar as pessoas. É preciso mudar as atitudes, e não se conformar com este mundo.

As palavras de Paulo são o carro chefe do combate ao evangelho egocêntrico.

O
egocentrismo é o estado de espírito do egocêntrico, que se refere ao ego, ao eu, considerado como o “centro do universo”. De igual modo, o egoísmo é um sentimento ou maneira de ser dos indivíduos que só se preocupam com seus próprios interesses, com o que lhes diz respeito.

O indivíduo egocêntrico se torna distante de tudo que está ao seu redor, preocupando-se unicamente com o que lhe interessa. Diante disso, utiliza o
ego para satisfazer suas necessidades que ora são superficiais e ora não passam de simples desejos.

O
ego é a soma total dos pensamentos, idéias, sentimentos, lembranças e percepções sensoriais. É a parte mais superficial do indivíduo, ao qual modificada e tornada consciente, tem por funções a comprovação da realidade e a aceitação, mediante seleção e controle, de parte dos desejos e exigências procedentes dos impulsos que emanam do indivíduo. O ego é a consciência, pequena parte da vida psíquica. Obedece ao princípio da realidade, ou seja, a necessidade de encontrar objetos que tragam um sentimento de plena satisfação.

Em um coração onde somente o
eu habita, não há lugar para se preocupar com os outros, não há espaço para a verdadeira missão do cristão, a pregação da Palavra.

O
evangelho egocêntrico empregado aqui é o antônimo de evangelho cristocêntrico. Quando uma pessoa se utiliza do evangelho esperando alcançar somente bênçãos para si está caminhando na contramão das palavras de Jesus: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16.15).


Renato Collyer
(continua...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário