segunda-feira, 17 de maio de 2010

O caminho para a presença de Deus, a verdadeira adoração
Tu és Santo, o que habitas entre os louvores (Salmo 22.3)

A chave para se chegar à presença de Deus é a nossa adoração verdadeira, nosso culto ao Senhor. O louvor é capaz de liberar a glória de Deus. Nossa adoração funciona como uma ponte entre terra e céu, trazendo aos adoradores as respostas do Reino dos Céus. Essas respostas, por meio do Espírito Santo, podem tomar formas diversas, como profecias, curas, milagres, fortalecimento do espírito e salvação de pecadores.

Quando o homem expressa seu louvor e sua adoração com um coração puro e verdadeiro, Deus libera sua glória e se manifesta de modo tremendo. O louvor, mesmo o mais simples, traz a presença de Deus e promove edificação.

Somente Deus é digno de todo o louvor, e quando o louvamos refletimos sua alegria. Não servimos a um Deus triste. É na alegria do Senhor que se encontra nossa força (Neemias 8.10). Como povo de Deus, devemos sempre cultivar e promover a alegria do Senhor como uma poderosa fonte de poder espiritual.

Louvamos a Deus com entendimento

Escolhemos servir a Deus porque temos consciência de seu imenso poder e de sua infinita graça. Acreditamos nas promessas do Pai. Optamos por seguir seus mandamentos porque temos compreensão das suas obras. Escolher servir a Cristo é uma opção que reflete nossa inteligência, pois não servimos ao Senhor de modo inconseqüente ou porque estamos obrigados a isso.

Do mesmo modo, quando cantamos louvores com sabedoria, estamos testemunhando verdadeiramente o amor de Deus por nós e demonstrando nosso amor sincero a Ele. Com nossa sinceridade, conseguimos sensibilizar as outras pessoas a praticarem o mesmo, a dedicar suas vidas a Deus, a transformar seu dia a dia em um constante testemunho do que o Senhor é capaz de fazer pelo seu povo. “Pois Deus é o Rei de toda a terra; cantai louvores com inteligência” (Salmo 47.7).

Inteligência, do hebraico maskil, é um termo usado no título de diversos Salmos e pode significar “instrutivo”. Devemos ter plena consciência de nossa adoração. Deus não precisa de uma adoração mecânica. Ele deseja que o louvemos com entendimento, pois aceitamos servi-lo de todo o coração.

Como filhos de Deus, fizemos uma escolha. Uma escolha pautada pela sabedoria. Não devemos perder o foco e nos deixar levar por simples emoções. Como Igreja do Senhor, não podemos nos deixar levar pelo sentimentalismo e confundir emoções humanas com a presença de Deus. Oferecemos nosso culto racional ao Senhor.

O louvor sincero e poderoso atrai a presença de Deus. O louvor voluntário e autêntico nos afasta da prática do pecado, pois não sentimos desejo de praticar ações que desagradam o Espírito de Deus que habita em nós.

O louvor contínuo interrompe o avanço da iniqüidade. “Eis que ele está com dores de perversidade; concebeu trabalhos, e produziu mentiras. Cavou um poço e o fez fundo, e caiu na cova que fez. A sua obra cairá sobre a sua cabeça; e a sua violência descerá sobre a sua própria cabeça. Eu louvarei ao Senhor segundo a sua justiça, e cantarei louvores ao nome do Senhor Altíssimo” (Salmo 7.14-17).


Renato Collyer

Um comentário: