sexta-feira, 3 de setembro de 2010

O novo nascimento
Certa ocasião, Jesus disse a um homem chamado Nicodemos que era necessário nascer de novo para ver o Reino de Deus. O homem, bastante confuso com aquelas palavras, perguntou a Cristo: “Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura, pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer?” (João 3.4).

Vendo a expressão de dúvida estampada no rosto de Nicodemos, Jesus lhe disse: “Aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito” (v. 5-6).

Nicodemos era um respeitado e influente membro do Sinédrio. Sendo fariseu, foi instruído de acordo com a lei e teologia judaicas. O próprio Jesus o chamou de “mestre de Israel”.

É bem provável que Nicodemos tenha ido encontrar Jesus durante a noite por temer sua reputação e, especialmente, sua posição social: um simples carpinteiro que falava sobre o Reino de Deus e operava milagres no meio do povo.

Jesus ensinava que, para entrar no Reino de Deus, era necessário que uma pessoa nascesse de novo. Esse, no entanto, não era um nascimento comum. Não se tratava de um segundo nascimento biológico. Cristo se referia a um nascimento espiritual.

Como os hebreus usavam termos como “água” e “gota” para descrever o nascimento natural, está explicado o porquê de Jesus ter usado uma palavra que o povo compreendia. “Espírito” se refere ao nascimento espiritual realizado mediante o poder de renovação e transformação do Espírito Santo. Somente o Espírito de Deus é capaz de fazer isso.

Sem o novo nascimento não existe vida, nem relacionamento com Deus. Quando uma pessoa nasce de novo, sua perspectiva muda à medida que é capaz de contemplar o Reino de Deus. Através desse nascimento, somos apresentados a um novo domínio em que a vontade de Deus prevalece.

Nascer de novo não significa somente ser salvo ou esperar algo que virá futuramente. É uma nova experiência, um novo estágio de vida, que nos concede novas oportunidades em nossos relacionamentos com outras pessoas e não só com Deus.




Renato Collyer

Nenhum comentário:

Postar um comentário